Muitas pessoas conhecem ou tem alguém que está em um tratamento de recuperação de dependência química e esse processo é longo e nem sempre é uma situação fácil de lidar.
Mas é preciso saber lidar com a situação e entender a dependência química dessas pessoas para poder ajudar essa pessoa durante o seu tratamento, afinal o apoio de amigos e familiares é de muita importância para a recuperação do paciente.
Podemos encontrar muitas maneiras de ajudar um dependente químico em tratamento, e uma das maneiras mais fáceis é acompanhar o tratamento, participar de grupo de apoio e mostrar seu apoio a pessoa, o fato de ela saber que tem com quem contar durante esse processo é fundamental para sua recuperação.
Dicas para ajudar um dependente químico em tratamento
Tratamentos de pacientes químicos geralmente são longos, afinal eles não terminam quando o paciente retorna a casa, é um processo que leva tempo e possui diversas etapas que são orientadas por profissionais capacitados.
E nem sempre sabemos como lidar com essa situação, quando temos um amigo ou até mesmo um familiar em tratamento contra dependência química, mas existem algumas dicas que podem nos ajudar a entender e ajudar o paciente de dependência química em tratamento e algumas dessas dicas são:
Entenda que o apoio de amigos e familiares são importantes para a recuperação do dependente químico;
Entenda a dependência química para poder ajudar no tratamento, busque informações sobre o problema;
Seja paciente e compreensivo, mas não passe a mão na cabeça em atitudes errôneas;
Mostre que você se preocupa e confia na sua recuperação;
Seja amigo e esteja aberto a ouvir suas lamentações ou preocupações e de conselhos que o ajude no processo;
Seja participativo no tratamento desde o início;
Ajude o paciente a organizar sua nova rotina e hábitos mais saudáveis;
É preciso demonstrar que você acredita na recuperação do paciente, isso ajuda a fortalecer a autoestima e os esforços do paciente na recuperação;
A importância do apoio da família para a recuperação do paciente
A família é muito importante em todos os momentos de nossas vidas e cada vez mais notamos que nos momentos mais difíceis de nossas vidas esse apoio é fundamental para que conseguimos seguir em frente.
Para os dependentes químicos que estão em tratamento esse apoio familiar é ainda mais importante para a recuperação durante o tratamento e é por isso que a família deve participar de grupos de apoio e acompanhar o tratamento do paciente.
Dessa maneira quando o paciente retornar ao lar, seus familiares conseguirão entender melhor sua situação do paciente e assim ajudar no dia a dia para uma recuperação eficaz, ajudando o paciente aos poucos a construir uma rotina diária saudável, construtiva e livre de vícios.