Casa de Recuperação de dependentes químicos

Casa de Recuperação de dependentes químicos


A clínica de recuperação é a mais conhecida no quesito de tratamentos de recuperação para dependentes químicos e viciados em álcool. Porem, mesmo com toda a modernidade e atualizações diárias de informações algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse tipo de tratamento. Muitas vezes, devido ao pré-conceito formado pelas pessoas, não tem coragem de solicitar tratamentos por esse serviço.

É importante, porém desfazer toda e qualquer informação errônea, nessa parte afinal as clínicas de recuperação tem um alto nível de recuperação de pacientes, além de ter pessoas especializadas para tratar da dependência química.

O que é uma casa de recuperação de dependência química?

Aqui é importante que você entenda que uma casa de recuperação ou clínica de recuperação nada mais é do que o meio mais eficaz na luta contra substâncias químicas e na luta contra o alcoolismo. Saiba que em uma clínica de recuperação o paciente deve ter toda a assistência possível e disponível.

A casa de recuperação visa exatamente o que o nome diz: recuperar. Sabemos e entendemos o quanto a dependência química pode e destrói pessoas diariamente, tanto que no Brasil já é considerado uma epidemia. Dessa maneira tem algum familiar que está perdido? Não hesite em solicitar uma internação involuntária.

Esse processo da internação involuntária nada mais é do que proteger ao familiar e também a família do paciente dos riscos decorrentes da dependência química. A família do paciente não deve hesitar ao solicitar esse procedimento caso o familiar não deseje uma internação voluntária.

Como agir para solicitar uma internação involuntária?

Primeiramente é importante tentar dialogar com a pessoa que está naquela situação, algumas pessoas aceitam se internar por conta própria, pois até mesmo conseguem ver o estado lastimável em que se encontram. Porém tem pessoas que realmente não aceitam de maneira alguma, nesse momento o importante é não debater.

O dependente químico já está tão alterado que não age como uma pessoa em estado normal, não cumpre promessas e nunca consegue sair sozinho dos vícios. Tendo ciência dessas informações, você que está como responsável pelo bem estar do seu familiar, deve então começar a procura por uma boa clínica de recuperação. Logo após deve então avaliar quais os tipos de tratamentos disponíveis, quais os tipos de atendimentos são realizados, qual a localização da clínica e então dar inicio aos procedimentos para solicitar a internação involuntária.

A internação involuntária está amparada pela Lei de nº 10.216 de 2001, essa lei vai amparar a família ao solicitar essa internação. Essa internação deve ocorrer, para que a integridade tanto física quanto psicológica do paciente e da família seja protegida.

O tratamento de dependência química e do alcoolismo visa recuperar o dependente químico para conseguir reintegra-lo a sociedade de forma que não haja um retorno a situação anterior. Essa é uma das partes mais complicadas do tratamento visto que existem várias formas do dependente cair em tentação.

Dicas para escolher a casa de recuperação ideal

Algumas dicas para escolher o melhor centro de recuperação são sempre bem vindas, afinal esse já é um passo importante e muitas vezes não temos a noção de como funcionam as casas devido a nunca termos passado por essa situação anteriormente. Tenha em mente que seu familiar precisará de conforto, precisará também de apoio em todas as áreas nesse momento complexo, logo tenha em mente que deve procurar por uma clínica de recuperação que tenha uma equipe multidisciplinar.

Procure escolher uma instituição que combine com seu familiar, de forma que seja adequada para uma recuperação mais rápida. Procure saber sobre as qualificações dos profissionais que estão atendendo seu familiar, cheque as informações que são bem importantes.

Outra dica importante escolha uma clínica de recuperação que também seja capaz de reconhecer a importância da família na recuperação do paciente, e que dessa forma dê abertura para a família participar dos processos além de oferecer apoio aos familiares do paciente.

Considerações finais

O Grupo Internação tem feito esse trabalho a 16 anos de recuperação de dependentes químicos e alcoólatras. Está com as portas para receber sua visita e para conversar para explicar seus tipos de tratamentos, e tirar todas e quaisquer dúvidas.