O envolvimento com as drogas é um problema que não atingem somente adultos, mas também vemos crianças e adolescentes sob efeito destes produtos quÃmicos, infelizmente. O perÃodo entre a infância e a vida adulta, tido como a adolescência, é o mais vulnerável devido à s mudanças psicológicas, sociais e fÃsicas.
É nesse perÃodo onde os grupos sociais são formados, turbilhões de hormônios e a carência para autoafirmação cresce a cada dia.
Ao longo deste post iremos mostrar que as casas de recuperação para menores são essenciais no processo de cuidado de crianças e adolescentes usuários de álcool e drogas:
Como Internar?
A famÃlia é sempre a porta de entrada para a criança e o adolescente entrar numa casa de recuperação, pois por lei eles precisam de um responsável que possam responder legalmente na justiça. A premissa que baseia que na Internação Involuntária é que isto advém de uma prática abusiva, mas este pensamento é totalmente errôneo.
Previsto pela lei 10.2016, de seis de abril de 2012 a garantia dos direitos de que um dependente quÃmico seja internado contra a vontade por algum de seus familiares próximos pode ser a única opção para salvar uma pessoa amada. Diferentemente da internação voluntária e compulsória, nas internações involuntárias o dependente quÃmico não consegue enxergar a necessidade de um tratamento adequado para o seu vÃcio, enquanto ele apresenta perigo para si e para outros.
Por lei, aqueles que possuÃrem ligação consanguÃnea mais próxima com o usuário podem acionar esse tipo de internação, e assinar uma autorização para que aconteça. Após assinar o documento, o processo será a emissão de um laudo que comprove a internação por um médico especialista que o examinará adequadamente.
Como funciona a casa de recuperação para menores
Sempre à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as medidas de tratamento e recuperação da dependência quÃmica e alcoolismo em ClÃnicas de Recuperação são soluções necessárias para tratar o menor usuário em drogas adequadamente na visão da famÃlia do paciente.
A clÃnica de recuperação para menores tem como objetivo distanciar a criança ou o adolescente do mundo das drogas, evitando que eles entrem em contato com os agentes quÃmicos nas ruas ou em outros ambientes os quais conseguiam este produto. Acolhendo-os e trabalhando o emocional com a participação de sua famÃlia.
A estrutura fÃsica é preparada e montada para receber especialmente esta demanda, tendo em vista as necessidades que eles possam vir a ter durante o internamento. Proporcionando em seus aposentos: conforto, privacidade, dignidade, lazer e segurança.
Os profissionais são especialistas e proporcionam o maior cuidado para com os internos, adequando o tratamento para o melhor desenvolver da evolução da dependência quÃmica, tendo como objetivo principal a inserção da criança ou adolescente em seu âmbito social, aliviando o coração de suas famÃlias por verem que optaram pelo melhor.
Como é o tratamento?
O tratamento irá ocorrer após uma avaliação feita por profissionais especialistas. Ao ser iniciado o tratamento de dependência quÃmica e alcoolismo, o interno passará por diversos exames fÃsicos e laboratoriais para a investigação de como está o seu estado fÃsico e mental, e também servirá para saber se a droga atingiu algum órgão alvo.
Após isso, o próximo passo será evoluir o paciente diariamente de perto pelos médicos, pela equipe de enfermagem, por psicólogos, assistentes sociais e demais equipe multiprofissional, passando por um processo medicamentoso para amenizar os efeitos da abstinência e acelerar o processo de desintoxicação.
A evolução é vista gradativamente, observando sinais de melhora e assim mudando o plano terapêutico de acordo com a necessidade que for observada. Visando sempre um bom plano terapêutico para o cuidado com o paciente.
Resultados finais
O perÃodo da adolescência exige muito cuidado familiar, pois é onde há as mudanças fÃsicas e psicológicas, onde também há alterações hormonais que podem interferir também no âmbito social do adolescente nesta fase, tornando ele mais vulnerável para entrar no mundo das drogas.
As clÃnicas de recuperação tendem a ajudar os familiares a cuidar de seus entes queridos a se livrarem do vÃcio contra as drogas, tendo como objetivo principal a reinserção social dessas crianças e adolescentes, devolvendo a vida e o afeto que devem receber nessa fase da vida.