É costume vermos em pesquisas divulgadas em jornais que, sobe diariamente o número de dependentes químicos em nosso país. Drogas lícitas, como o álcool, e ilícitas podem trazer diversas consequências tanto para aqueles que a consomem quanto para seus familiares, incluindo situações conflituosas que podem resultar em violência e até mesmo ao óbito.
Com o aumento do número de usuários é notória a carência de cidades como São Paulo-SP ter cada vez mais serviços especializados no tratamento de dependência química e alcoolismo como uma Clínica de Recuperação, que visam o tratamento adequado para esta demanda com o auxílio de uma estrutura e equipe multiprofissional.
Como funciona o internamento?
O internamento pode acontecer na forma de demanda espontânea, ou seja, a pessoa que se autodenomina precisar de ajuda pode procurar a clínica de recuperação acompanhada de algum familiar responsável, na finalidade de fazer o processo burocrático da internação.
Mas sabemos que nem todo dependente químico está ciente do perigo o qual está vivenciando, mas o que muitos não sabem é que a família tem o poder dentro dos parâmetros legais para permitir interná-lo numa clínica de recuperação para o tratamento de dependência química e alcoolismo.
A Internação Involuntária, diferente do que muitos pensam, pode ser um ato de amor de um familiar que expressa carinho e cuidado para com o dependente químico. Método assegurado pela Lei 10.216 de 6 de abril de 2001 que objetiva munir o familiar no momento que fala que é passível de internamento a pessoa que não possui faculdades mentais e consciência para tal ato, mas precisa de internação devido ao risco de morte.
Como funcionam?
A Clínica de Internação Para Alcoólatras em São Paulo -SP propõem aos seus contratantes vivências e planos terapêuticos que ajudarão o usuário de drogas na luta contra o vício, visando olhá-lo de forma holística tratando sua necessidade principal obtendo resultados significantes.
A responsabilidade de prescrever planos terapêuticos vem de uma proposta interdisciplinar especializada em saúde mental, a qualidade de tratamento de forma individual juntamente com uma estrutura relevante faz com que o usuário sinta-se confortável sob o nosso estabelecimento.
A estrutura física especializada é um ponto importante a ressaltar, pois é nela onde o cliente/paciente irá conviver boa parte de seu tempo. A Clínica de Internação proporciona padrões de alta qualidade que o mercado exige, excitando conforto junto ao tratamento.
O objetivo principal do tratamento consiste em fazer com que os usuários tenham a possibilidade de retornar após o internamento as suas atividades diárias normalmente e ao convívio social, preparando-lhe para que ao decorrer do tempo ele tenha um bom desenvolver de sua vida.
Planos Terapêuticos Individuais
A Clínica de Recuperação em São Paulo – SP oferece para o paciente interno uma anamnese completa, que é uma avaliação que inclui exames físicos e neuropsicológicos, com o objetivo de concluir um plano terapêutico específico de acordo com a necessidade apresentada por ele.
Os planos terapêuticos podem constituir-se tanto de cuidados básicos, como do uso de medicamentos, quanto de atividades que possam compor um ambiente de ressocialização para o cliente, ajudando-o a se recompor de uma maneira mais eficaz até o momento do fim do tratamento e adequando ele para o futuro contato social.
Este tipo de avaliação é feita por profissionais especialistas em saúde mental, os quais irão rever ao longo do internamento possibilidades de adaptações de acordo com sua gradativa melhora, a clínica de recuperação juntamente a seus profissionais visam sempre a melhor maneira para melhor assistir o paciente com dependência química e alcoolismo.
Considerações finais
O Grupo Internação consiste em um ambiente especializado e dispondo da melhor estrutura para receber demandas de pessoas com problemas com álcool e drogas.
A porta de entrada para a admissão de dependentes químicos consiste tanto por demanda espontânea quanto pela internação involuntária que é acobertada por lei. Ambas as formas necessitam do apoio da família como acompanhante e ser responsável legal.
Após o internamento, é feito a avaliação individual com multiprofissionais especializados para que haja a obtenção de um plano terapêutico adequado, realizado de acordo com as necessidades de cada cliente visando o tratamento que melhor se adequa.