Clínica para Reabilitação de Drogados

Clínica para Reabilitação de Drogados


A concepção da dependência química como doença é caracterizada como sendo crônica, progressiva, incurável. E como a diabetes ou a pressão alta (outros exemplos de doença), ela possui tratamento para manter o indivíduo afastado das drogas, ou seja, há um controle para prevenir a doença.

O dependente costuma utilizar-se de várias justificativas para o uso abusivo e, em geral, se esquece de todos aqueles que o amam para dedicar sua vida inteiramente à busca e uso da substância. Perde o interesse por amigos, parentes e outros que não estejam envolvidos de alguma maneira com o consumo da droga.

Objetivamos, principalmente, a desintoxicação, o tratamento do paciente como um todo, ou seja, a parte física, psíquica e espiritual, além do autoconhecimento, o conhecimento teórico e global sobre a doença, preparando assim, o emocional para a prevenção de recaídas, e para a reintegração com a sociedade e com a família.

A internação é uma das mais tradicionais formas de tratamento. Porém, ela não é a única forma de se tratar, é apenas uma etapa. Ela tem como objetivo desintoxicar o indivíduo. Após o período de internação (quando for necessária), o acompanhamento continuado é a estratégia mais indicada nos quadros da doença. Dessa forma, o tratamento multidisciplinar permitirá ao indivíduo lidar com os sintomas de abstinência, que poderão estar mais amenos. O tratamento psicológico da dependência química visa mostrar ao paciente que ele possui em si próprio meios de enfrentamento de situações desconfortáveis sem a utilização de drogas.

A família tem papel fundamental na recuperação do paciente, por isso, também os preparamos para receber de volta este ente querido, bem como recuperá-la após os danos sofridos durante a fase de uso das drogas.