Profissionais

Profissionais


Além das terapias, contamos com uma equipe multidisciplinar no tratamento para dependentes químicos:

Os Psicólogos são responsáveis em ajudar o dependente a encontrar soluções emocionais, desenvolvendo terapia cognitiva comportamental. Inicialmente o dependente terá uma avaliação psicológica para avaliar o tipo de dependência e também se existe outro transtorno psicológico ou psiquiátrico que possa estar presente, tais como: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc.

Após a avaliação o dependente receberá atendimento individual e de grupo, com psicólogo especializado na abordagem cognitiva comportamental, visando tratar os aspectos emocionais que o levam ao uso da droga, estratégias de solução de problemas, enfrentamento, geração de alternativas para atuação com assertividade.

Depois da avaliação psicológica, poderá ser solicitado uma avaliação neuropsicológica com o objetivo de verificar os prejuízos cognitivos causados pelo consumo da droga. Diversos estudos científicos mostram prejuízos de memória, atenção, funções executivas, neste sentido a avaliação neuropsicológica poderá contribuir para que se possa planejar uma intervenção voltada para a reabilitação dos processos cognitivos prejudicados.

Os Psiquiatras são responsáveis por diagnosticar e tratar possíveis comorbidades, que são déficits mentais, e distúrbios como sono e apetite alterados, em sua grande maioria com auxilio de medicamentos.

O dependente químico fará avaliação psiquiátrica com objetivo de verificar a necessidade de tratamento medicamentoso da dependência química ou de outro transtorno psiquiátrico comorbido. Este atendimento e avaliação da efetividade do mesmo será realizado durante todo o tratamento do paciente.

Os Médicos são responsáveis por restabelecer a saúde física do dependente e buscar um quadro clínico estável. O dependente passa por avaliação e acompanhamento do clínico geral com médico especializado, realizando ampla baterias de exames, com o objetivo de ter a sua saúde física também recuperada. É indispensável que seja realizada uma bateria de exames do dependente, com o objetivo de se avaliar globalmente a condição física, buscando saber exatamente o que é necessário se restabelecer no mesmo. Todos estes exames são solicitados pelos nossos médicos e a Clínica Terapêutica Cantareira providencia o acompanhamento nos exames.

Atendimento com enfermeiro: O acompanhamento de enfermeiro complementa o atendimento médico. Nossos enfermeiros têm mais de 20 anos de experiência e especialidade também em geriatria e os mesmos farão todo o acompanhamento e a evolução fisiológica do dependente.

Nutricionista: As refeições diárias (Café da manhã / Almoço / Café da Tarde / Jantar) são refeições balanceadas pela Nutricionista com o objetivo de restabelecer a saúde física e suprir as necessidades diárias de nutrientes de cada paciente.

Os Terapeutas, além de realizarem todas as atividades e reuniões terapêuticas, são responsáveis em auxiliar o paciente no que for necessário, como ouvir o dependente com dificuldade no convívio do dia a dia, fornecer ferramentas que ajudam a modificar o comportamento e manter a abstinência de substancias psicoativas. Os terapeutas no Grupo Internação têm grande envolvimento com os pacientes durante todo o dia, o que gera uma grande interação com o paciente e propicia o atendimento individual.

Esses são os profissionais envolvidos no tratamento de drogas para dependentes químicos (dependentes de substâncias psicoativas).

Solicite um contato de um profissional