Clínica Reabilitação Drogas

Clínica Reabilitação Drogas


O tratamento deve ir além da desintoxicação e envolver os aspectos biológicos, psíquico e social do dependente. É consenso da equipe técnica que a duração média de tratamento, ou seja, o tempo de internação é de 150 a 180 dias. Observando as características individuais de cada dependente, tal período de tempo está baseado na adequação de medidas psicoterapêuticas que venham a trazer a mais plena recuperação possível ao dependente. Cabe frisar que este método leva em consideração as experiências e resultados anteriores.

Clínica reabilitação drogas – Fases de tratamento:

Estas fases poderão sofrer algumas alterações atendendo a evolução individual de cada dependente.

1ª fase - Apoio:

Duração aproximada de 60 dias, subdivididas em duas etapas:

• 1ª Etapa (30 dias). Do 1º ao 30º dia de tratamento.

Começa com o acolhimento e a dinâmica de recebimento do dependente. O dependente passa por avaliações e anamneses clínicas e psicológicas iniciais para adequar medidas terapêuticas e cuidados gerais de toda equipe.

Serão realizadas entrevistas para psicodiagnóstico pela equipe da psiquiatria (adequação medicamentosa) e equipe da psicologia.

Nesse momento são realizadas entrevistas da equipe técnica com o responsável e familiares – fase importantíssima na conscientização inicial de tratamento.

Momento onde são feitos exames clínicos necessários (tais como Hemograma Completo, Glicemia, Urina1, HIV, TGO, TGP, Acido Úrico, Amilase e outros que se fizerem necessário, conforme a avaliação e solicitação médica).

• 2ª Etapa (30 dias). Do 31º ao 60º dia de tratamento.

O dependente interage com a efetiva participação das rotinas da casa, iniciando-se o processo de abstinência camuflada (ocasionando fatores de manipulação), fase em que o dependente reclama constantemente; neste momento, o dependente sente a maior necessidade do uso de substâncias químicas em seu organismo.

Ocorrem as visitas de familiares aos dependentes; entretanto, nessa ocasião, a equipe técnica dará orientação aos familiares, fortificando o tratamento psicológico com o dependente.

2ª fase - Recuperação

Esta fase tem duração de 60dias (do 60º ao 120º dia de tratamento).

Nesse momento, o dependente tende à verdadeira aceitação do tratamento. É quando vence a fase de abstinência e desintoxicação.

Os fatores psicológicos estão mais propensos ao entendimento entre o profissional e o dependente, o que possibilita estruturar desvios de conduta e comportamento do mesmo. Não existem reclamações de caráter manipulativo, ressaltando que os desvios e vícios comportamentais são fatores que desencadeiam inclusive processos de recaídas. É trabalhada a afetividade do dependente junto aos seus familiares e a todos que estejam ao seu redor, enfatizando ainda necessidades de mudança de convívio social e pessoal.